• Drª Franciene Amorim

Como a Fisioterapia auxilia no tratamento do Bruxismo


O bruxismo é fortemente influenciado por vários fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, e um tratamento multidisciplinar pode ajudar o paciente. A fisioterapia ajuda a controlar a tensão dos músculos. Isso porque o sistema responsável pela mastigação tem ligação direta com os músculos da abertura da boca e do osso hióide, um osso que é um intermediário entre a ATM (articulação temporomandibular) e o pescoço.

Mas, é fundamental que antes de realizar a fisioterapia, o paciente procure seu dentista, para este avaliar as melhores alternativas para o tratamento do bruxismo.


As primeiras etapas fisioterápicas para diminuir as causas do bruxismo são:


Exercícios de fortalecimento - são realizados exercícios e massagens de fortalecimento e alongamento da mandíbula, ajudando a normalizar a função da ATM. Esses exercícios ajudam o paciente a reduzir o processo inflamatório na abertura e fechamento dos dentes, melhorando a sua mastigação.

Luz infravermelha ajuda na diminuição da rigidez na região da mandíbula, relaxando o músculo e melhorando a articulação na região.

TENS - estímulo das correntes elétricas, esse tratamento ajuda a relaxar a mandíbula por meio da corrente elétrica na superfície cutânea, que relaxa os músculos hiperativos para aliviar a dor.


A fisioterapia pode ser uma grande aliada no combate às consequências mais graves do bruxismo. Converse com o seu dentista.


Conheça nossos tratamentos em nosso site


Dra Franciene Amorim

Rua Agenor, 175

Boa Viagem - Recife

(81)3465-6912

(81)99938-5400


Sua melhor dentista em Recife. Drª Franciene Amorim é Ortodontista Invisalign Docotr, referência odontológica em Recife.