• Drª Franciene Amorim

O bruxismo em crianças tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos


O bruxismo em crianças tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos devido ao seu impacto negativo na qualidade de vida e também por ser considerado importante fator de risco para disfunções temporo-mandibulares. Pode causar desgaste nos dentes e, em casos mais graves, traumas dentários. Pesquisas recentes têm apontado uma relação entre bruxismo e alterações respiratórias.

Outras implicações para a motricidade orofacial e fala ainda não estão bem estabelecidas.


Fatores funcionais, estruturais e psicológicos podem estar envolvidos com a presença do bruxismo. É considerado a atividade parafuncional mais danosa para o sistema estomatognático e está diretamente relacionado à má qualidade do sono.


Crianças com apneia do sono despertam com frequência, o que aumenta a atividade parafuncional, o que pode levar, entre outros, ao bruxismo, que é associado com sono fragmentado. Há ainda o agravante que crianças com obstrução das vias aéreas tendem a jogar a mandíbula para frente para melhorar a passagem de ar, o que pode estimular receptores das vias aéreas superiores para aumentar tônus das vias aéreas, também levando ao bruxismo.


Do mesmo modo o uso da chupeta, associado ao bruxismo, pode sinalizar a presença de respiração oral noturna, uma vez que, ao dormir, a criança tende a soltar a chupeta e a ficar de boca aberta. As crianças que usam chupeta apresentaram risco de bruxismo aumentado em cerca de sete vezes.


Em geral o tratamento deve ser multidisciplinar, e precisa da colaboração efetiva dos pais, que receberão orientações sobre aspectos comportamentais.

Acompanhamento multidisciplinar com o Ortodontista, Otorrino, Pediatra, Fonoaudiólogo e Psicólogo.


Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia


Conheça nossos tratamentos em nosso site


Dra Franciene Amorim

Rua Agenor, 175

Boa Viagem - Recife

(81)3465-6912

(81)99938-5400


Sua melhor dentista em Recife. Drª Franciene Amorim é Ortodontista Invisalign Docotr, referência odontológica em Recife.